quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Comece o dia com LINHAÇA


A linhaça é a semente do linho, uma planta da família das lináceas que era cultivada no Egito em 2500 a.C. Desde aquela época, segundo historiadores, suas fibras já serviam para confeccionar tecido - o linho, aliás, foi bastante utilizado nas bandagens das múmias, o óleo da linhaça também era usado por pintores, formando uma espécie de verniz.

O SEGREDO DA SEMENTE

GORDURAS DO BEM
Na linhaça, os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 estão em pleno equilíbrio, em uma proporção muito próxima ao que devemos ingerir todos os dias. Junto, eles deixam as artérias em ordem e protegem o coração.

VITAMINAS E MINERAIS
Aqui, destaque para a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. Ela também conta com pitadas de potássio, magnésio e zinco.

LIGNANAS
No organismo, esses compostos funcionam como o estrógeno, o hormônio feminino. É por isso que a semente reduziria o risco de tumores como os de mama.

FIBRAS
Aparecem na versão solúvel, que torna a absorção dos carboidratos mais lenta e ajuda a controlar o diabete, e insolúvel, que faz o intestino trabalhar.

DISPUTA ACIRRADA
Veja as principais diferenças entre os dois tipo de linhaça

DOURADA
Apreciadora de climas mais frios, a semente clara é produzida principalmente em solo canadense. Apesar de o cultivo geralmente ser orgânico, sem adição de agrotóxicos, suas propriedades nutricionais em si não se destacam em relação à linhaça marrom.

MARROM
Essa variedade já está mais adaptada ás terras brasileiras. Novos estudos contrariam a crença de que seja inferior à prima dourada. "Ela até se mostrou estatisticamente superior em antioxidantes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário