terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Açúcar refinado, cristal, mascavo ou light?

O açúcar é oriundo da beterraba, frutas, flores, mas principalmente da cana. O processo de obtenção de açúcar começa com fervura do caldo da cana, nos quais obtém-se o melaço e a rapadura. A partir de então, através de processos físico e químicos se extrai os vários tipos de açúcar (demerara, confeiteiro, mascavo, cristal, dentre outros).

É um produto composto basicamente de carboidratos (65% a 70%), apresenta também água 30%), vitaminas do complexo B e Ferro. Sua finalidade é adoçar e/ou ser ingrediente de alimentos ou preparações como sucos, leite, doces, balas, bicoitos recheados, refrigerantes, guaraná natural, dentre outros.

Alimentos estes, que muitos não precisam ser adoçados, pois apresentam na sua composição outros tipos de açúcares como a frutose encontrada nas frutas e a lactose, nos laticínios.

 
O açúcar deve ser evitado ou adicionado em poucas quantidades porque ele favorece o surgimento de doenças crônico-degenerativas, como diabetes mellitus, assim como o aumento para obesidade. Além de ser um dos principais causadores de cárie na infância.

 
O açúcar mascavo por apresentar um invólucro contendo mel, oriundo do melaço, nos seus cristais faz com que o açúcar mascavo tenha maior quantidade de Ferro, 4,20 mg em 100 gramas do alimento.

Existe também outra modalidade de açúcar – Açúcar Light – este tipo de produto nada mais é que composto de 50% de açúcar comum e 50% de adoçante, representado por ciclamato e sacarina de sódio.

Dentre os benefícios desse tipo açúcar pode-se citar:
1. não apresenta o sabor amargo residual característico de adoçantes e por isso rejeitado por muitos indivíduos
2. pode ser levado ao forno e fogão já que apresenta uma estabilidade no adoçante utilizado nesse produto, logo ele não perderá o sabor doce com aumento da temperatura.

Entretanto, a quantidade de calorias desse produto é semelhante ao açúcar comum em 100 gramas de alimento.O interessante no açúcar light é que como ele tem o poder de adoçar muito maior que açúcar refinado, cristal ou mascavo a quantidade necessária para adoçar um alimento será menor, logo o consumo será menor e conseqüentemente a ingesta de calorias também, assim como a economia por mês.

A variedade de açúcares existentes pode ser usados em infinidade de preparações. Porém deve-se ter cuidado na escolha certa do fabricante, ter certeza da idoneidade do produto que se está comprando.

Nunca se esqueça de ler o rótulo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário