terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tome um porre de água!



“Saiba por que oito copos de água por dia são importantes”.

Ao nascer, o ser humano é feito quase 80% de água. Com o passar do tempo, o tonel vai se esvaziando. Mas tudo bem, não se perde tanto assim: ainda restam expressivos 71% de líquido no organismo.



Formada por sais minerais, como magnésio, sódio e potássio, ela regula a temperatura do corpo, desintoxica, entra na composição do sangue e permite o bom funcionamento dos órgãos.
Só para ter uma idéia, é por meio dela que acontece o processo de alimentação das células e eliminação de todos os seus resíduos.


Mesmo em descanso, o organismo elimina líquido – pela pele ou na respiração. São as chamadas perdas insensíveis, responsáveis pela liberação diária de 500ml. Quando a água perdida deixa de ser reposta, o corpo fica desidratado. O organismo passa, então, a absorver do sangue e de outros órgãos a dose de que precisa.


O ideal é não esperar a sede chegar. Por isso se indica que se bebam goles e mais goles ao longo do dia. “Pelo menos 2 litros de líquido por dia, ou seja, oito copos”.


Oito motivos principais para você encher a cara de água:


1. Ajuda a emagrecer
A pessoa come menos e se sente saciada. As fibras, presentes nos alimentos como legumes, frutas e verduras, se incham como uma esponja quando em contato com a água – o que proporciona aquela sensação de estômago cheio, mas com menos alimentos. Além disso, como toda reação orgânica, o metabolismo (transformação do alimento em energia) depende da água. “Não quer dizer que a água queima calorias, mas sem ela o organismo trabalha mais lentamente”.


2. Faz o intestino funcionar melhor
A água hidrata a parede desse órgão. Assim ele se movimenta mais rápido. “Como um motor bem lubrificado”. É justamente com o requebrar do intestino que o corpo consegue expulsar os resíduos de alimentos que não vai aproveitar. E mais: de nada adianta comer itens ricos em fibras para fazer o aparelho digestivo trabalhar se não houver água. “Fibras sem água levam a prisão de ventre”.


3. Deixa a pele lisinha, lisinha
Água previne a celulite porque carrega para fora do corpo as toxinas responsáveis pelas ondulações. Também deixa a pele mais bonita, retardando o aparecimento de marcas de expressão e ruguinhas. É que o líquido é responsável pela hidratação das camadas cutâneas profundas.


4. Combate os resfriados e as alergias respiratórias
Com o corpo bem hidratado, todas as mucosas recebem sua parte. São elas que vão produzir as secreções – do nariz e da garganta – que mandam para fora os vírus responsáveis pelas gripes e defendem o aparelho respiratório de agressões.


5. Evita doenças renais 
Faz uma tremenda faxina na bexiga. Manda pra fora o excesso de sais que sobrecarregam os rins. A urina de quem toma bastante água é clarinha e inodora. De quebra, a limpeza que faz na bexiga ajuda a evitar doenças infecciosas causadas pela presença de bactérias que ficam alojadas no aparelho genital e sobem rapidinho para os órgãos internos.


6. Melhora a concentração e coordenação motora
Cientistas da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, analisaram o desempenho de atletas divididos em dois grupos. Um devia trotar, caminhar ou pular durante 90 minutos sem beber uma gota d'água. A segunda turma faria a mesma atividade física, mas com a ingestão de líquidos. Antes e depois do teste, os dois grupos passaram por um teste de habilidade com bola e outro de concentração mental. Os esportistas que beberam água tiveram a mesma performance antes e depois do treinamento. Mas os abstêmicos mostraram uma perda de 5% nos dois testes, além de experimentar aumento no ritmo cardíaco e nos níves do hormônio do estresse - o cortisol.


7. Deixa o sexo melhor
Se a água melhora o poder de concentração e as habilidades motoras e físicas, dá para concluir que a performance no sexo também fica mais ativa quando o corpo está bem hidratado.


8. Ajuda na absorção de vitaminas e sais minerais
Como dá uma bela mão ao aparelho digestivo, as vitaminas e minerais são rapidamente aproveitadas pelo corpo. "A água ajuda a separar os nutrientes e, com isso, os órgãos recebem mais facilmente os benefícios".




Um comentário:

  1. PATRICIA COROMBERK DIAS11 de novembro de 2009 às 08:55

    OI QUERIDA!!!
    ESTE MUITO LEGAL O TEU BLOG, AINDA NÃO CONSEGUI
    LER TUDO MAS SEMPRE QUE DER DAREI UMA PASSADA POR AQUI.
    MUITO SUCESSO!
    BEIJOCAS PATY

    ResponderExcluir